Escolha uma Página

Nesta sexta-feira (15/03), a Maternidade Tsylla Balbino (MTB) localizada no bairro da Baixa de Quintas, em Salvador, está completando 60 anos de funcionamento. Para prestigiar a instituição, o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Handerson Santos e a conselheira Cláudia Nascimento estiverem presentes na solenidade de aniversário.

O evento contou com a realização de culto ecumênico, homenagem aos servidores e ao primeiro bebê do dia 15/03/2019, além de apresentação musical, inauguração do posto de coleta de leite humano e um coffee break para os presentes.


Representando o Coren-BA, o enfermeiro Handerson Santos ressaltou a importância da maternidade na atenção à mulher durante o ciclo gravídico, sendo a atuação das trabalhadoras de enfermagem de extrema importância durante este processo. “As enfermeiras, sobretudo as enfermeiras  obstetras tem tido um papel importante na assistência à mulher no ciclo gravídico puerperal desde o pré natal até o puerpério”, afirmou.


Como hospital referência na rede estadual para assistência obstétrica, a Tsylla Balbino foi a primeira unidade no Estado e a segunda em todo o país a implantar o Método Canguru. Fundada em março de 1959, pelo então governador Antônio Balbino, a maternidade recebeu o nome da primeira dama e atualmente realiza 1200 atendimentos por mês, incluindo as internações. Já os partos, em média, são 400 por mês.


Segundo a diretora da unidade, enfermeira Rita Calfa, a instituição conta com 71 auxiliares de enfermagem, 111 técnicas(os) de enfermagem e 62 enfermeiras(os). “A enfermagem obstétrica tem ampla e garantida atuação na maternidade, as enfermeiras fazem parte da equipe multiprofissional e realizam acolhimento com classificação de risco, assistência aos partos de risco habitual, consultas pré-natais e puérperas”, comentou Rita Calfa.


Rita Calfa também salientou que a MTB trabalha em observância as políticas de saúde do Estado demonstrando respeito aos direitos de todos os assistidos pelo SUS. “Nestes seus 60 anos de serviço à população, parabenizo estes profissionais que tanto se dedicam e contribuem com sua força de trabalho para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde, em especial na construção de políticas de atenção à saúde da mulher e da criança.”

Fonte:
http://ba.corens.portalcofen.gov.br