Escolha uma Página

aprimoramento

Na manhã desta segunda-feira (11), aconteceu, no auditório 2 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, campus do Cabula, o seminário sobre Aprimoramento para Enfermeiros Obstetras, promovido pelo Ministério da Saúde, através da Rede Cegonha, junto com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e o Hospital Sofia Feldman (MG).  O objetivo do aprimoramento é fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e ao recém-nascido, com foco na melhoria da assistência ao parto e nascimento. Na Bahia, o projeto tem o apoio do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), da ABENFO-BA e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A enfermeira obstetra e vice-presidente da ABENFO-BA, Rita Calfa, explicou que o seminário faz parte da segunda etapa do projeto. Na primeira etapa o MS, em parceria com o Sofia Feldman que, de acordo com a enfermeira, é uma instituição modelo de humanização do parto, ofereceu um curso de aprimoramento para enfermeiras obstetras de vários estados do país. Na Bahia, o curso capacitou cinco enfermeiras, selecionadas nas maternidades Tsylla Balbino, Climério de Oliveira e na Santa Casa de Misericórdia do município de Valença.

apr2

“Na primeira etapa, as enfermeiras foram para o hospital Sofia Feldman e ficaram quinze dias se aprimorando. Nesta segunda etapa do seminário, discutimos a importância deste aprimoramento como estratégia de fortalecimento da nossa categoria”, explicou. Rita informou ainda que as enfermeiras construíram um plano de ação para aplicarem em suas instituições após a capacitação. Durante o seminário, as ações foram expostas com uma análise das dificuldades que precisam ser superadas na Bahia para que a categoria possa atuar com excelência.

O apoio do Coren-BA ao projeto se dá  por meio da Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Mulher (CTASM), da qual Rita Calfa também é membro junto com a enfermeira obstetra Keury Lima – também presente no evento. A CTASM está acompanhando as visitas às três maternidades envolvidas no projeto e, na ocasião, além de fazer uma análise das melhorias, está aplicando o novo instrumento de fiscalização de maternidades, elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A enfermeira Keury Lima falou da importância do evento para o estado: “O aprimoramento para Enfermeiros Obstetras mostra o avanço do estado da Bahia nas práticas obstétricas da Enfermagem”, ressaltando a importância do ambiente propício ao debate qualificado sobre a profissão que o evento promove ao reunir, além das unidades de saúde,  as entidades que lutam pela Enfermagem Obstétrica: “É de extrema importância que todas as enfermeiras, não só obstetras, participem de eventos como este, pois são momentos não só de compartilhamento de experiências, mas de fortalecimento da categoria”, destacou.

apr3

Mesas Redondas, Experiências e Discussão

A mesa redonda “Rede Cegonha e a contribuição da Enfermagem Obstétrica para a melhoria da assistência ao parto e nascimento: desafios e perspectivas”, aconteceu no período da manhã, com a participação de representantes do Coren-BA, ABENFO, MS, Sofia Feldman e Sesab.

Representando o Coren-BA, Keury Lima abordou a Legislação da Enfermagem Obstétrica. A enfermeira falou sobre a relevância do profissional estar atento à legislação do exercício profissional, às resoluções e portarias do MS e do Cofen. “Nossa prática profissional está o tempo todo em evidência e o conhecimento da legislação protege o enfermeiro da ilegalidade, portanto deve ser incorporado em suas práticas como um instrumento de trabalho”.

No período da tarde, outra mesa redonda debateu o “Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica: experiência com o modelo colaborativo no parto e nascimento”. As enfermeiras das maternidades Climério de Oliveira, Fanny Barral e Nadyelle Norberto; da Santa Casa de Misericórdia de Valença, Patrícia Sousa; e da maternidade Tsylla Balbino, Schirlea Morais e Andreia Belo, expuseram as experiências vivenciadas nos quinze dias em que estiveram no hospital Sofia Feldman, o plano de ação e as experiências vivenciadas em suas instituições durante a aplicação do plano de ação.

apr4

A mesa de abertura do seminário foi composta pela presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, a vice-presidente da ABENFO-BA e diretora da maternidade Tsylla Balbino, Rita Calfa; o médico obstetra e gerente de Atenção à Saúde da Maternidade Climério de Oliveira, Paulo Gomes; a enfermeira sanitarista e coordenadora do Cuidado com Ciclo de Vida e Gênero (CCVG/Sesab), Olga Cristina Sampaio; a médica obstetra da Diretoria de Assistência da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sandra Renata Marques; a enfermeira supervisora do centro de parto da Santa Casa de Misericórdia de Valença, representando também a SMS do município, Jaqueline Soares de Oliveira; a psicóloga, integrante do movimento feminista e atuante no acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica, Luciane Silva dos Santos.

A presidente Maria Luísa falou da satisfação do conselho em apoiar projetos como este e mencionou o trabalho desenvolvido pela CTASM do Coren-BA, coordenado por Rita Calfa, destacando o espaço e a importância que tem a Enfermagem Obstétrica no cenário da saúde pública.

Fonte: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/